Apresentação
O Projeto Escolinha do Metrô, idealizado pelo Grêmio Esportivo Metropolitano com apoio da Prefeitura Municipal de Nova Veneza, busca desenvolver ações de incentivo a prática esportiva através de programas gratuitos para as famílias e crianças de Nova Veneza e região. Atualmente está instalada no Complexo Esportivo Antônio Amboni, em Nova Veneza e recebe alunos de outros bairros da cidade e outras regiões.
As crianças recebem material para treinar e precisam estar matriculadas em escolas da rede pública municipal ou estadual. O projeto pretende atender aproximadamente 150 crianças tendo como missão ajudar na melhora de qualidade de vida além de acompanhar o desenvolvimento de cada criança, aproximar pais e filhos e difundir a paixão pelo esporte aos jovens atletas. Porém, tem planos para se expandir. As expectativas são de replicar o projeto em outras cidades vizinhas através de parcerias para aumentar o atendimento com crianças carentes.
Justificativa
O Projeto visa contribuir no desenvolvimento intelectual e físico das crianças de Nova Veneza e região, criando condições para a melhoria da qualidade de vida e o estímulo ao convívio social e coletivo, buscando assim resgatar valores esquecidos, construindo cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, tendo conhecimento de seu espaço na sociedade sobretudo, seus deveres e direitos.
Já se identificou hoje que o esporte é um instrumento eficaz e competente como fator de desenvolvimento humano, dispondo de vários benefícios, tanto para indivíduos como para a coletividade. Através deste projeto, tanto a criança quanto a comunidade se fortalecerão, dando-lhes subsídios para que ela possa por si mesma transformar a sua realidade. Em síntese, o Grêmio Esportivo Metropolitano acredita que o esporte pode modificar as vidas de muitas crianças e adolescente, impulsionando-as a superar obstáculos e a crescer com noções de solidariedade e respeito às diferenças.
Objetivos
Oferecer oportunidade da aprendizagem dos fundamentos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social de crianças e adolescentes de Nova Veneza e região, através da prática de futebol no âmbito de forma orientada e com acompanhamento técnico e, juntamente com trabalho social, elevar a auto-estima e conscientizá-los à plena cidadania.
Resutados Esperados
Espera-se proporcionar aos adolescentes inclusos no Projeto uma aproximação com o universo do futebol, permitindo desta forma a inserção desses na área profissional Dando-lhes mais chances de inserção também no mercado de trabalho, uma vez que ao completarem 18 anos os adolescentes são automaticamente desligados do Projeto. Com os cursos oferecidos pelas parcerias com o GEM podem surgir novas oportunidades a esses adolescentes, sendo que hoje praticamente todas as áreas de empregabilidade têm preferência pelo trabalhador jovem.